É pedir demais?

Quando alguém morre, a etiqueta e o bom senso mandam que você demonstre tristeza ou, pelo menos, tente não demonstrar alegria. O luto não acaba após o velório ou o enterro. Não importa o quão importante foi aquela pessoa, espera-se o prazo (mínimo) de sete dias para “encerrar” o luto. Claro que quando a perda representa algo para nós não existe um prazo de validade. Por isso Luís ficou um pouco surpreso ao receber uma ligação direto do além.


_ Estou vendo outra pessoa e acho que vou começar a namorar, achei que seria melhor que você soubesse por mim do que por outras pessoas. Disse o ex.

_Obrigado pela consideração, felicidades. Disse Luís. No exato minuto que encerrou a chamada Luís me ligou:

_Consideração? Um relacionamento de dois anos acaba e em sete dias você já conheceu alguém novo e já está ficando a ponto de namorar? Desabafou Luís.

Quanto a mim, eu não sabia o que dizer. Esse era o golpe fatal que estava faltando para Luís ir para o mesmo lugar onde seu relacionamento foi parar. E eu não pude deixar de pensar, ficar algum tempo de luto pelo relacionamento é pedir demais?

Luís não saia de casa há dias. Ele me disse que não queria esbarrar com o ex e o novo namorado, infelizmente isso seria inevitável. Em uma cidade com milhares de pessoas, é quase impossível encontrar um amor, mas tenha certeza que você vai viver esbarrando em todos os seus desafetos.

Eu quase desejei parabéns ao ex por ter encontrado um novo amor tão rápido. Eu ainda não encontrei o meu, Luís pensou ter encontrado o seu, depois de pelo menos 8 anos de uma vida amorosa cheia de armadilhas.

Dizem que o tempo é subjetivo, talvez essa seja a resposta. Sete dias para um podem ser sete meses para o outro, dois anos para um podem ser dois meses para o outro. Então talvez seja pedir demais tentar entender o que é luto para cada pessoa quando as pessoas tem maneiras diferentes de pensar e de sentir.