"Deus criou o jornalismo"

Estava participando de um seminário internacional de pesquisa em Economia Política do Jornalismo, na Universidade Federal do Piauí, quando ouvi um dos conferencistas dizer que Deus criou o jornalismo. Meu apego a essa frase me surpreendeu.
Porque de certa forma me consolou um pouco, já que jornalista parece só pegar porrada. Mesmo ainda estudando, tenho que lidar com pessoas dando seus depoimentos sobre como estou perdendo meu tempo cursando o curso se não é exigido o diploma para prática da profissão.

Já tentei explicar que bom jornalismo não se faz assim, de qualquer jeito. Talvez o jornalista tenha que passar por muitas provações antes de chegar a um dito paraíso, se é que tal coisa exista. Até lá, o jeito é vestir as luvas (de box) e ir a luta.

Luta contra a desprofissionalização do jornalismo, luta contra os sujeitos e organizações que tentam impedir que o trabalho seja feito da maneira certa e uma luta, de certa forma, até contra os próprios leitores e sua habilidade de mal interpretar informações, atribuindo significados pejorativos a tentativa de parcialidade dos jornalistas.

Leia também: Jornalismo e os Mitchums Huntzbergers da vida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filmes para quem está solteiro no dia dos namorados

Eu te desejo o bem

Sem medo