A família perfeita

Cinema é uma das editorias novas do blog, nela você verá dicas de documentários ou curta-metragens.

A dica de hoje é o “Cinema Verite”, um filme que conta a história de um dos primeiros reality shows.

O que seria o retrato ideal de uma família? A foto tirada para o cartão de natal? Além do superficial registro de uma fotografia, existem diversos aspectos familiares e pessoais dos integrantes da família.


O termo "família perfeita" é viabilizado e imposto como modelo para todas as famílias. Mas o que é ser perfeito? O que é ser uma família perfeita? É não brigar? Não ter problemas mal resolvidos e traumas? O primeiro reality show de todos os tempos se chamava "An american family" e mostrava o dia-a-dia da família Loud.

Mal recebido pela crítica contemporânea, o programa chocou a sociedade norte-americana por retratar uma família como nunca antes, indo além dos cartões de natal; churrascos de domingo e acenos amistosos para os vizinhos do outro lado da rua. 

Infidelidade do marido e homossexualismo de um dos filhos são umas das diversas polemicas que a família Loud apresentou para os telespectadores. Ainda assim, o programa foi um sucesso com mais de dez milhões de expectadores.

Em 2011, a HBO estreou um filme baseado na história da família durante o processo de filmagem do reality show, com o título original "Cinema Verite" dirigido por Shari Springer Berman e Pulcini Robert e estrelado por Tim Robbins e Diane Lane.



A pergunta que fica no ar é se, apesar de todos esses problemas, a família Loud não seria mesmo "perfeita"? Já que entre quatro paredes toda família tem seus problemas. Antes de expor sua intimidade, a família era considerada perfeita e, talvez, sem intimidade todas as famílias pareçam "perfeitas".

Para mim, a perfeição é que, apesar de todos os problemas, uma família consiga fazer funcionar; consiga superar esses mesmos problemas e viver entre si

Veja também: TV Alma Sebosa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ben, filho do Ross de Friends, se forma na Universidade de NY

O Palhaço Fulermino

O preço da prostituição

Amizade virtual x Amizade real